Como Escolher uma Bomba D´água
Manutenção de Bombas

Uma bomba de água serve para transferir água suja ou limpa para abastecimento de residências e prédios, indústria ou pequenas irrigações.

 

A ideal para estas utilizações:  

- Poços artesianos:

se você tem um poço e precisa bombear a água para uma cisterna ou caixa d'água, precisa de uma bomba de água. Escolha um modelo submersível (que fica totalmente dentro da água) e que tenha filtro.

- Porões e outras áreas que ficam inundadas:

se você tem uma área na sua casa ou propriedade que alaga sempre, a bomba pode ajudar a tirar a água e mandá-la para a rede de esgoto regular da sua cidade. Em caso de grandes volumes, consulte a prefeitura ou o serviço de água e esgoto da sua cidade para saber qual o meio legal para fazer isso em alguns lugares, jogar a água na rua ou em um bueiro é proibido por lei.

- Caixas d'água em lugares elevados:

se a água da rua não tem pressão o bastante, e você tem um reservatório em área mais alta, precisa de uma bomba para levar a água até lá.

- Cheque sempre se a bóia dentro da bomba não está presa. Se ela não estiver flutuando livremente, a bomba não vai detectar se a água subir.

- Veja sempre se as telas e aberturas estão desimpedidas. Um entupimento pode impedir a bomba de funcionar. Limpe a bomba de vez em quando para evitar isso.

- Se a sua bomba submersa tem tubulação fixa, faça um buraco de aproximadamente 3mm na tubulação dentro do poço. Isso vai impedir o ar comprimido de se tornar um problema para sua bomba.

Enérgia Elétrica x
Bomba D´água

Embora existam alguns modelos maiores a combustível e até a energia solar, a maior parte das bombas de água domésticas é elétrica.

 

Existem modelos em 110v e 220v, mas poucas delas são bivolt, ou seja, você precisa comprar uma para a voltagem específica da sua região.

A instalação elétrica da sua casa deve estar adequada a ela. Consulte um eletricista para saber se a instalação tem capacidade para suportar uma bomba em funcionamento contínuo.

Fique atento a falta de energia: em caso de apagão as bombas param de funcionar e não voltam sozinhas, mesmo depois do restabelecimento do fornecimento. A maioria precisa ser desligada e ligada novamente para voltar ao funcionamento normal.

 

Se os seus problemas de drenagem costumam coincidir com a falta de energia elétrica, estude comprar também um gerador de emergência.

© 2016 por WebClik. Todos os direitos reservados

Estrada de Campinas, 95 Km 3,5

Campinas de Pirajá

srfaturamento@gmail.com

(71) 3246-2455

(71) 3392-7751